2006/recup_praça

São Paulo, 07 de Março de  2006.

 

 

 

Ao

Sr. Mauricio de O. Pinterich

D.D Sub-Prefeito do Butantã

Rua Ulpiano da Costa Manso, 201

CEP 05538-000 • São Paulo - SP

 

 

ASSUNTO: RECUPERAÇÃO DA PRAÇA JOÃO BATISTA TRAMONTANO

 

 

 

Sr. Sub-Prefeito,

 

Atualmente a Prefeitura de São Paulo vem fazendo um belo trabalho de restauração das nossas praças proporcionando a família paulista um local de lazer, onde as pessoas possam sentar, conversar/ler, brincar, jogar, correr, enfim ter alguns momentos de tranqüilidade em uma cidade tão difícil como é a nossa capital São Paulo. Além das praças estão sendo melhorados, também locais onde os pedestres poderão transitar com maior segurança, visto que as calçadas foram totalmente refeitas/melhoradas, ganhando maior espaço e mais bonitas.

Assim sendo, solicitamos de V.Sas., a inclusão da Praça João Batista Tramontano  no plano de melhorias de praças e logradouros, conforme as nossas considerações anexas.

Pedimos ainda que o projeto seja conduzido com ampla participação da comunidade, oferecendo aos moradores a oportunidade de contribuir com sugestões para um projeto completo e satisfatório.

 

Com protestos de elevada estima e consideração,

Nos despedimos

ASSOVIO- Associação de Vizinhos Organizados – Jardim Bonfiglioli

 

 


PROPOSTA DE RECUPERAÇÃO DA PRAÇA JOÃO BATISTA TRAMONTANO NO  JARDIM BONFIGLIOLI

CONSIDERANDOS:

1.                  A topografia do bairro não favorece as caminhadas dos cidadãos, em decorrência do declive acentuado.

2.                  Devido a esta topografia, o cidadão é obrigado a caminhar no leito carroçável das ruas, sujeito a sofrer atropelamento e também a um esforço físico muito forte.

3.                  As calçadas das praças em geral estão extremamente danificadas, provocando torções e inclusive em alguns casos fraturas, sem falar no extremo desconforto de caminhar em um plano transversal inclinado.

4.                  A Praça em questão necessita urgentemente de reparos/melhorias.

NOSSO PEDIDO

É que a Prefeitura revitalize a praça com a intervenção necessária, consistente com o nível de permeabilidade recomendável, visando preservar a área verde tão importante ao bem estar da população.

Com isso, solicitamos:

1.                  Restauração de toda a calçada em torno da praça e do pavimento da área ao longo da Rua João Gomes Jr. sem alteração de suas dimensões, utilizando material adequado a caminhadas, substituindo o piso de paralelepípedos extremamente desconfortável e a atual cobertura deteriorada.

2.            Reconstrução de muretas e balaustradas (que estão parcialmente destruídas) preferencialmente em concreto armado, transformando-as em bancos confortáveis.  

3.            Construção de uma pista de Cooper (também em material adequado a caminhadas) com a largura adequada, sinalizada (a cada 10 m, mudança de cor ou padrão do piso e indicação de distância) superpondo-se à calçada com caminho definido em cor diferente, seguindo o traçado anexo que seria: o contorno da praça, mais um ramal que cruzaria longitudinalmente a praça,  oferecendo, assim, uma alternativa com menor grau de dificuldade para caminhantes mais idosos, seguindo o traçado de um caminho de pedestres já criado no gramado

4.            Na área pavimentada, ao longo da R. João Gomes Junior, a pista seria traçada em função do layout dos canteiros, árvores já existentes, de forma a não provocar, em nenhuma hipótese a remoção de vegetação consolidada.  Nos trechos de calçada atualmente inclinados lateralmente, a pista seria regularizada de modo a oferecer uma superfície transversalmente plana, para evitar acidentes.

5.            Recuperação de uma quadra de grama já existente e implantação de equipamento esportivo (postes, rede) para a prática de vôlei, manutenção do gramado, etc..

6.            Colocação de mesas com tabuleiros para jogo de damas/xadrez em concreto com os respectivos bancos em diferentes pontos da praça.

7.            Na meia-lua existente na altura da Rua Judite França, a instalação de um playground rústico (igual ao que foi implantado na Praça Elis Regina.) e reforma das muretas visando melhorar a segurança dos usuários, principalmente das crianças;

8.            Redesenho e construção de escada ao lado do playground que dá acesso ao nível inferior da praça.

9.            Autorização e implantação de feirinha de artesanato aos sábados ou domingos com interdição do trecho da Rua João Gomes Junior, da Raposo até a Rua Dr. Dalmo de Godói, como rua de lazer.

10.       Participação / designação da presença permanente da GCM visando evitar depredações e quebras dos equipamentos.

11.             Melhoria da iluminação da praça, atualmente deficiente em decorrências de grandes árvores existentes e implantação de iluminação específica ao longo da pista. Instalação de lixeiras, bebedouros e de bancos, em locais adequados.

12.             Projeto paisagístico geral com reposição das árvores cortadas por espécies perenes, preferencialmente nativas da mata atlântica.

13.       Plantação de árvores em espaços já existentes, mas que se encontram vazios devido à morte da árvore, evitando o uso de espécies sabidamente problemáticas como sibipirunas, seringueiras, eucaliptos, etc..

 

Anexamos planta da praça em questão, como nossa contribuição preliminar para sua análise e demais alterações que se fizerem necessárias e que serão discutidas com a comunidade, para implementação da nossa solicitação. 


 

 

VOLTAR