HomeBolsa de EmpregosFale Conosco


APJ - AÇÃO PARAMAÇÔNICA JUVENIL



O que é a APJ/GOB?

 

 

É uma proposta para complementar a educação dos jovens, cultural, artística, e profissionalmente, paralela aos ensinamentos recebidos em casa e no lar. É o desenvolvimento prático de atividades ligadas ao civismo, à música, canto, dança, artes cênicas, pintura, leitura, esportes, poesia, literatura, enfim, tudo que possa contribuir para despertar no jovem atitudes nobres, responsáveis e que somem na sua formação integral como cidadão honrado, culto, responsável e ajustado para manejar a arte da vida com sabedoria, justiça e amor.

* Como?

Desenvolvendo teorias de práticas esportivas, promovendo torneios e campeonatos, ensinando regras de vôlei, basquete, futebol, natação, judô e outros.

Desenvolvendo atividades ligadas a ética moral, vida ética e o amor pela Pátria através de seminários, conferências, espetáculos de arte, literatura, debates e outros. Desenvolvendo atividades como literatura orientada, críticas de livros, exercícios de redação, interpretação de textos, disputas de equipes sobre conhecimentos gerais e outras

Desenvolvendo atividades que propiciem o conhecimento dos mecanismos de Poder que regem os destinos de um Povo, como o acompanhamento de notícias, entrevistando políticos e outros entre tantas outras atividades.


* Por que?

Ativa, dinâmica e participativa a Maçonaria não poderia permanecer alheia aos problemas sociais que vem marginalizando a nova geração. Conscientes das responsabilidades e das possibilidades que temos, cabe a nós criarmos condições para que as virtudes e as potencialidades dos jovens possam se manifestar e desenvolver-se na plenitude, direcionadas para conquistas úteis às suas vidas.


* Onde?

Onde se fizer presente a Família Maçônica, onde a Maçonaria for mãe, deve guiar os passos de seus filhos, buscando e aproveitando espaços disponíveis, criando os próprios ou através de cessão de terceiros, como salas, auditorios, espaços externos, campos de agricultura, parques, jardis, laboratórios, piscinas e tantos outros.


* Para quê?

Para que possamos desenvolver nos jovens o espírito necessário ao trabalho em equipe, camaradagem, ao companheirismo, à lealdade nas competições, à coragem ante aos desafios, à consciência das responsabilidades que tem para consigo mesmo, com o próximo, com a família, a comunidade, a nação e o mundo; para que conquistem comportamentos e atitudes adequadas e descubram o senso do dever e dos caminhos de influenciar os destinos da nação, sob o ideal de que o "bem geral" tem precedência sobre o bem particular para que na idade aulta se tornem pessoas polidas e ilustradas.


* Quem?

Cada um de nós que atuar dando ou recebendo, consciente ou inconscientemente, bem ou mal, terá influenciado, colaborando ou frustando a finalidade do projeto.

Cada jovem que a despeito do saber, não seja velho e cada velho que, a despeito do que viveu, ainda seja jovem.

Cada um que procurando os objetivos da APJ, se disponha a integrar o Colégio de Preceptores(as).

Cada um que, querendo crescer procure a APJ para integrar, somar e formar-se.


* O que queremos?

Que nós, os apejotistas, sejamos reconhecidos pela bagagem pessoal de conhecimento, pela boa educação, por atitudes exemplares, por caráter íntegro e pela simplicidade no viver.

Que em qualquer situação possam se destacar pelo brilhante desempenho de seu papel.

Que sintam justificado orgulho por terem passado por esta escola de vida, onde a experiência do pai foi lhe doada como herança preciosa para continuar vivendo.

Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo endereço:  apjuop@bol.com.br